Portal Manhuamirim

Geral

10/02/2020

Cejusc será inaugurado na Comarca de Divino

DIVINO (MG) - O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, inaugura na próxima terça-feira (11/2) o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Divino, a 320km de Belo Horizonte.

Também participam da cerimônia de inauguração a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariangela Meyer, o corregedor-geral de justiça, desembargador José Geraldo Saldanha da Fonseca, e o diretor do foro da comarca, juiz Maurílio Cardoso Naves. A cerimônia será realizada no Fórum Antônio Baião.

O juiz Maurílio Cardoso Naves ressalta a importância da inauguração do Cejusc em Divino. “Trata-se de uma ferramenta muito importante para o nosso trabalho, pois as demandas judiciais têm crescido muito, ao mesmo tempo em que a população confia cada vez mais em seus juízes”, observa.

Para o magistrado, o Cejusc será um serviço muito útil para a população. “Além de evitar novas demandas, o Centro permitirá que processos já existentes se encerrem com acordos que beneficiem ambas as partes”, comemora.

Movimentação

O fórum local registrou no ano passado uma movimentação de 1.867 feitos distribuídos, 363 reativações de processo, 862 feitos julgados, 1.096 sentenças, 7.216 despachos, 8 júris realizados e 555 audiências.

De acordo com o IBGE, a cidade de Divino tem atualmente 19.931 habitantes (dados de 2019) e está localizada na região mineira da Mata. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) saltou de 0,318 em 1991 para 0,605 em 2010.