Portal Manhuamirim

Economia

23/08/2019

Feagro Espera Feliz: cooperativismo e social fortalecidos no mesmo evento

ESPERA FELIZ (MG) - Mais que negócios. A Feira Agropecuária (Feagro 2019) de Espera Feliz (MG) manteve o foco na disseminação do cooperativismo e no lado social durante o evento, realizado de 15 a 17 de agosto, no Parque de Exposições da cidade. Os três dias de programação ficarão na memória de cerca de 4.000 pessoas que participaram desta edição, promovida pelo segundo ano consecutivo pelo Sicoob Credisudeste.

Além dos 39 expositores, representando mais de 60 marcas diferentes do mercado, a Feagro Espera Feliz realizou atendimentos de saúde, ofereceu lazer para crianças e jovens, permitiu aos associados colocarem a beleza em dia e ainda divulgou os cafés das Matas de Minas e também tecnologias e conhecimentos sobre cooperativismo.

O universo completo instalado na área de eventos mostrou a força do agronegócio e do cooperativismo de crédito na região. Durante os três dias, o local registrou intensa movimentação de agricultores e estudantes, aproveitando todas as oportunidades da feira.

O movimento não foi verificado somente nos limites do Parque de Exposições como em toda a cidade. Para o diretor de negócios do Sicoob Credisudeste, Allan Hot, a Feagro contribui para o desenvolvimento da região.

“A Feagro é muito mais que uma feira de negócios. O comércio é totalmente influenciado e atingido positivamente pelo efeito do evento. As lojas tiveram aumento considerável nas vendas por conta das pessoas que estão aqui trabalhando ou realizando compras, fazendo a economia circular e aumentar as possibilidades de retorno financeiro. Isto vai desenvolver a região”.

Foram muitas as novidades desta edição. No Espaço Saúde, por exemplo, o público pode receber vacina, realizar testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e Sífilis, verificar pressão arterial e ainda ganhar uma massagem relaxante.

Já no “Cantinho do Café”, ao lado da “Vila do Café”, os visitantes experimentaram os cafés de alta qualidade da região de Espera Feliz e Alto Caparaó. O Espaço Coopera, por sua vez, contou com palestras sobre cooperativismo e sorteou prêmios.

Em outra área, o “Espaço Kids” garantiu a diversão da garotada com escorregador inflável, jogos e piscina de bolinhas. E em parceria com a Bio Extratus, homens e mulheres receberam tratamento de beleza no “Espaço Beleza”.

A intercooperação também marcou a Feagro Espera Feliz. A Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha (Coocafé) contou com estande para divulgar os cafés e recrutar novos associados.

O gerente comercial de insumos da cooperativa, Luiz de Andrade Almeida, destaca o foco semelhante da atuação da Coocafé e do Sicoob.

“Nós temos foco em comum no produtor rural. Ambos temos a visão de que o produtor vai se sustentabilizar. Nossa cooperativa é muito bem recebida aqui, se sente em casa”, finaliza.

Crédito para adubo e maquinário

As ofertas diferenciadas de produtos para a lavoura, além de materiais de construção, piscinas e serviços de consultoria foram outros atrativos, cujas condições de acesso foram facilitadas pelo Sicoob Credisudeste antes e durante a Feagro.

O casal Luciana Cabral e Afonso Adão Godinho Filho, de Ervália (MG), foram a Espera Feliz na expectativa de comprar adubo aproveitando os descontos da cooperativa. “A feira ajuda bastante a gente neste propósito. Aqui conseguimos preços mais baixos e ainda podemos financiar as compras”, diz a agricultora.

Acompanhados pelo gerente da agência de Dores do Rio Preto (ES), Adnir César Júnior, os cafeicultores Edson Silva e Cassio da Silva, moradores do município, conferiram as oportunidades desta edição.

“A Feagro é a oportunidade de fazer compras com a cobertura do Sicoob Credisudeste. No mercado, os preços de insumos e equipamentos oscilam muito, enquanto aqui se tem escora para pagar. A cooperativa até refinancia se for preciso. Sem ela não seria fácil”, diz Edson.

O agricultor João Rubio Faria, de Espera Feliz, atesta os benefícios da feira para a região e a sociabilidade dos associados. “A Feagro traz benefícios para o município e região e também é uma ótima oportunidade de encontrar as pessoas e a diretoria do Sicoob. Aqui, tudo fica mais fácil”, diz.

O cafeicultor Renato Mota de Aguiar e a filha, Clara, de Alto Caparaó (MG), realiza todas as transações via Sicoob e aproveita para adquirir adubo na feira. “Eu optei pela facilidade da instituição e porque sou a favor do cooperativismo. Nossas poupanças e dívidas estão todas com o Sicoob (risos). Todo ano vejo a evolução da Feagro. Desde o ano passado, venho aqui comprar os adubos da propriedade”.

O gerente de negócios do Sicoob Credisudeste, Clodoaldo Heitor, comemora mais uma edição da Feagro Espera Feliz. “A Feagro é um evento feito para a família Sicoob Credisudeste, atendendo as demandas dos cooperados, de forma que seu negócio e empreendimento cresça e que a comunidade também cresça junto”.

Expositores satisfeitos

A possibilidade de acessar clientes e potenciais clientes em uma feira de negócios é apontada pela maioria dos expositores como o grande diferencial da Feagro Espera Feliz. Segundo os depoimentos, em outro tipo de evento, como festas nas cidades, a diversidade do público não favorece as vendas.

O diretor da MMJ Tratores e Implementos Agrícolas, Messias Salvati, já pensa em participar das próximas edições. “É uma experiência valiosa. Estou satisfeito pelas visitas e pelas promessas de compra posterior à feira. É bem diferente de expor numa festa tradicional”, avalia.

O supervisor comercial da Fertipar Sudeste, Vitor Aquino, compartilha da mesma opinião. A empresa participa desde a primeira feira. “A Feagro é a oportunidade de levarmos, de forma mais clara, as novas tecnologias e mostrar o quanto elas são importantes para os negócios do produtor rural”, diz.

Algumas empresas participaram pela primeira vez. É o caso do Leo do Adubo (Caiana-MG), Igui Piscinas, com filial em Muriaé (MG); e do Grupo Legalizar, de consultoria técnica, de Ubá (MG).

Com atuação nas Matas de Minas, esta última empresa está há 13 anos no mercado e vem registrando demandas de consultoria nas áreas ambiental, de mineração e advocacia na região de Espera Feliz.

“A parceria com o Sicoob Credisudeste já existe, e este ano a cooperativa nos trouxe para os visitantes conhecerem melhor nosso trabalho”, diz a gerente do Grupo Legalizar, Elaine Marques.

Márcio Braga, proprietário da loja da Igui de Muriaé, ofereceu descontos especiais aos associados do Sicoob. “Fechamos muitos orçamentos. A participação na Feagro aproxima e aumenta nosso campo de atuação no mercado”.

‘Edição surpreendente’

O presidente da cooperativa, Paulo Alexandre Carvalho, celebra o sucesso da Feagro 2019 Espera Feliz. “A feira superou todas as expectativas. Nós tivemos número de estandes superior ao do ano passado e recorde de público não só em visita aos estandes, mas no espaço destinado à educação cooperativista”, afirma.

Apesar do café neste momento enfrentar crise de preço, aliada à queda da produtividade e, consequentemente da produção e da qualidade, em função do clima, Carvalho ressalta que os financiamentos realizados na Feagro também foram acima do previsto.

“Ultrapassou todo o otimismo da equipe. De fato, foi uma edição surpreendente, que consolida a Feagro em Espera Feliz”, completa o presidente.

O Sicoob Credisudeste é a quinta cooperativa de crédito de Minas Gerais em número de associados e conta com 23 agências distribuídas entre o Estado, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Até o final deste ano, mais três agências serão inauguradas: uma em Pedra Menina, distrito de Dores do Rio Preto (ES), outra em Juiz de Fora (MG) e uma no formato digital, com a disponibilidade de todos os serviços via aplicativo de celular.