Portal Manhuamirim

Meio Ambiente

23/04/2019

Projeto do Sicoob Credilivre protege mais uma nascente

SANTANA DO MANHUAÇU (MG) - O Sicoob Credilivre fez a entrega de mais uma nascente. O projeto chamado “Água é Vida – Recuperando Nascentes” tem o intuito de proteger as nascentes em todas as cidades onde a cooperativa está presente.

O presidente do Conselho de Administração, Sebastião de Lourdes Lopes, destacou que a instituição está sempre preocupada em atuar na preservação do ecossistema de forma responsável. “Com isso, nós atendemos ao 7º Princípio do Cooperativismo que é o de interesse pela comunidade, realizando trabalhos socioambientais que visam uma melhor qualidade de vida das pessoas onde estamos presentes com nossas agências”, pontuou.

As ações de proteção de nascentes estão sendo realizadas ao longo dos anos. Dessa vez, os beneficiados diretos foram os alunos da Escola Municipal Córrego Barra Alegre, no chamado Córrego Marambaia, zona rural de Santana do Manhuaçu. A escola atende 65 crianças na idade de 4 a 12 anos.

A entrega do projeto foi marcada por apresentações dos alunos marcando a importância da preservação dos recursos hídricos. “Quero parabenizar as professoras e todos os alunos por essa apresentação tão linda, o que nos deixa emocionados e ainda mais comprometidos com o propósito de contribuir para a preservação da água que é fonte de vida e saúde”, garantiu Sebastião de Lourdes Lopes.

A professora Maria Emília destacou que foi uma satisfação para eles o envolvimento com o projeto do Sicoob Credilivre e a comunidade.  “Agora temos a certeza de estar bebendo uma água pura e com muita qualidade. Não vamos mais sofrer com a falta d’água que era constante em nossa escola e, com isso, as crianças ficavam sem a merenda e tinham que ir embora mais cedo. As nossas crianças precisam desse cuidado para que possam aproveitar ao máximo o tempo em que estão aqui para aprender e, o próprio projeto, é uma forma de ensinar sobre a preservação da água”.

A propriedade onde está localizada a nascente é a Fazenda Barra Alegre, que pertence ao senhor Francisco de Freitas Souza, mais conhecido por “Chico Marambaia”. O material necessário para a execução dos trabalhos foi fornecido pelo Sicoob e, em contrapartida, a mão de obra foi executada pela família do proprietário e por voluntários, na sua maioria, pais de alunos.

“Essa nascente agora recuperada é a realização de um sonho antigo que todos nós da família há muito tempo esperávamos. Queremos agradecer ao Sicoob por nos ter dado essa oportunidade de contribuir para um futuro melhor cuidando de um bem tão precioso: á água. Tivemos muito trabalho e tudo foi feito com muito carinho. Agradeço de coração a todos os que vieram nos ajudar nos mutirões que fazíamos aos sábados. É com grande alegria que hoje participamos dessa solenidade de entrega da nascente recuperada. Muito obrigado a todos do Sicoob,” disse o senhor Francisco Souza.

O trabalho de recuperação da nascente foi coordenado pelo pelo profissional de Gestão Ambiental e pós-graduado em Saneamento Ambiental Márcio Bahia. Ele foi o responsável por elaborar o projeto.

O sistema construído conta com uma mini barragem por “drenagem filtrante” que faz o processo de filtração lenta, onde não se usa nenhum tipo de produto químico. É feita a parte do terraceamento para que a água da chuva tenha condições de infiltrar mais no solo. Também foi realizado o cercamento da Área de Preservação Ambiental (APP), dentro das normas ambientais, respeitando a natureza e as características do local.