Portal Manhuamirim

Saúde

23/01/2019

Cardiovascular Mastercenter oferece tratamento a laser contra varizes

MURIAÉ (MG) - Antigamente, quem sofria com o problema de varizes, enfrentava uma dura realidade: além de cirurgias extensas, com cortes e recuperação demorada, o procedimento acarretava em dores, hematomas  e desconforto. Bem, hoje a realidade é outra: na era do laser ( minimamante invasivo ), tratar varizes, vasinhos e veias se tornou algo menos traumático. Considerada umas das pioneiras em Minas Gerais quando o assunto é o tratamento de varizes a laser e espumas,  a Cardiovascular Mastercenter, localizada no Marcenter Shopping, na região central de Muriaé, se tornou referência e tem obtido uma taxa de  grande sucessos.

O cirurgião cardiovascular, Dr. Flávio Reis Gouvêa, defende o uso da tecnologia como forma de cuidar do problema que atinge 45% das mulheres e 30% dos homens brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. Só para se ter uma ideia, as varizes chegam  a ser um problema sério para 60% do público feminino com mais de 50 anos.

“A cirurgia de varizes com LASER ( ENDOLASER) consiste na passagem de um fino cateter de fibra ótica que conduz os raios laser por dentro das veias, guiados pelo ultrassom. Não realizamos nenhum corte, apenas guiamos as punções”, explica Dr. Flávio.

Dr. Flávio fala sobre os benefícios do tratamento de laser contra as varizes

Origem

A técnica foi desenvolvida, especialmente, para tratar as veias sanefas doentes, mas com o advento das novas tecnologias, fibras mais finas e equipamentos mais sofisticados foram criados e, assim, possível começar a tratar veias mais tortuosas, perfurantes e reticulares com um excelente resultado.

“Graças a evolução das técnicas aplicadas é possível realizar procedimentos sem cortes, sem anestesia na coluna, sem necessidade de repouso e longo  tempo de afastamento do trabalho e ou atividade física,  com alta no mesmo dia do procedimento”, explica o cirurgião cardiovascular.

Tipos de tratamentos

Existem vários tipos de veias, vasos e vasinhos. Para cada tipo de situação, existe um procedimento diferente.

A cirurgia de Endolaser, por exemplo, é indicada para veias insuficientes que estão dilatadas, tortuosas e em alto relevo.

Para cuidar dos vasinhos da face e das pernas, o laser Transdérmico é o mais indicado. Ele possui uma luz especial de uma única cor e direção.

Já para o tratamento das veias reticulares ( vasos azuis), o CLACS (Cryo-Laser ou a Cryo-Escleroterapia), como também é conhecido, se torna o mais indicado aos pacientes. A grande vantagem é que ele trata – ao mesmo tempo – as microvarizes planas e os vasinhos em sistema de dupla ação. Ou seja, ele trata a raiz dos vasinhos de modo mais rápido, com maior durabilidade, evitando uma cirurgia desnecessária.

“Durante o procedimento, podemos utilizar a realidade aumentada com o VeinViewer para otimizar a visualização das veias. Não é necessário repouso e possibilita o pronto retorno às atividades”, salienta Dr. Flávio.

Contudo, antes de realizar qualquer investida, é necessário uma avaliação meticulosa , um mapeamento preciso das veias varicosas através do Doppler venoso de alta resolução, realizado na própria clinica pela Dra Mônica Padilha Gouvêa , permitindo assim realizar o tratamento adequado para obtermos o melhor resultado.

“Essa tecnologia revolucionou o tratamento vascular, tornando-se o exame Doppler essencial na avaliação dos problemas que acometem os vasos sanguíneos, mesmo quando o tratamento é estético. Este método veio aprimorar o diagnóstico das varizes, pois somente com um exame não invasivo e de fácil execução é que podemos visualizar o sistema venoso profundo, superficial e veias perfurantes do membro em tempo real, com alta eficácia e nenhum desconforto para o paciente”, revela a Dra. Padilha.

Dra. Mônica salienta a importância da avaliação para diagnosticar os problemas vasculares

Para finalizar, um dos tratamentos mais utilizados é a espuma – que assim como os demais, dispensa cortes, além de ser realizado sem anestesia na coluna, onde o paciente sai andando da clínica, podendo até mesmo, se desejar, retornar as suas atividades físicas e de trabalho. Para se ter uma ideia, o tratamento das varizes de grande e médio calibre com espuma ecoguiada é uma técnica onde as mesmas são “secadas” ao invés de serem retiradas cirurgicamente.

“O procedimento é realizado com auxílio de ultra-som na própria clínica, não necessitando de internação hospitalar, de anestesia na coluna, sem cortes, sem riscos de infecção e hemorragias, não necessita  de repouso, assim como as demais”, defende Dr. Flávio.

Para saber mais sobre os procedimentos realizados pela Cardiovascular Mastercenter e entender melhor os procedimentos através de laser vascular, o consultório possui um telefone (32) 3722-9216 e um número do WhatsApp (32) 98800-9060.