Portal Manhuamirim

Meio Ambiente

14/07/2018

Jequitibá centenário inspira concurso de desenho e redação

CAPARAÓ (MG) - Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Caparaó e a diretoria da Escola Municipal Eugênio Moraes, da localidade de Grumarim, o Sicoob Credisudeste promove um concurso de desenho de redação entre alunos da pré-escola ao 5º ano. O tema é o jequitibá que fica no Córrego de Grumarim, endereço da escola, a 16 km da sede do município.

Para os 150 alunos entre quatro e 12 anos se inteirarem da temática, no último dia 12/06 foi promovido um passeio até a árvore centenária da propriedade de Adriano Gripp. O jequitibá tem 14m de diâmetro e é um dos raros exemplares ainda de pé na região.

A aluna Emily Tardem Estaneck, de nove anos, do 4º ano, relata a experiência do contato com a árvore. “O jequitibá é muito grande, tem 14 metros de diâmetro. Eu gostei, tem que preservar para ele continuar mais bonito do que já é”,

Alunos da série inicial vão participar do concurso de desenho, enquanto o de redação é voltado para as classes maiores. Haverá premiação para os três primeiros colocados. O anúncio dos vencedores será no próximo dia 30. Além da cerimônia de premiação, haverá exposições dos trabalhos dos estudantes e confraternização.

“A ação é baseada no conhecimento, na preservação da natureza e fortalece o cooperativismo, pois o público é formado por filhos de associados. Muitos agricultores ainda usam agrotóxicos, e a conscientização dos estudantes é transmitida aos pais”, destaca a gerente da agência de Caparaó, Giliane Peixoto de Matos.