Portal Manhuamirim

Agronégocios

24/05/2018

Caparaó recebe primeiro curso após retomada de cooperação com Senar Minas

CAPARAÓ (MG) - Os Sindicatos de Produtores Rurais de Caparaó, Itabirito e Matipó retomaram o termo de cooperação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) neste ano e, após a retomada, Caparaó está recebendo o primeiro curso: Classificação e Degustação de Café. O treinamento começou nesta segunda (21) e segue até sexta-feira (25).

Estão participando produtores rurais e filhos de produtores, sendo três mulheres e oito homens. Segundo a mobilizadora Fernanda Valério, a ideia do curso partiu da vontade de alguns moradores do Córrego Boa Vista em melhorar a qualidade do café e incluiu a participação da associação.

“No mês de junho já está programado um curso de pós-colheita na mesma comunidade para, mais uma vez, levar conhecimento aos moradores que despertaram o interesse em se capacitar. Cada vez mais os produtores estão buscando conhecimento para melhorar a qualidade do café e agregar valor ao trabalho”, contou.

Além disso, mais capacitações e treinamentos estão a caminho. Na próxima segunda-feira (28), estudantes de uma escola estadual também irão fazer o curso de Classificação e Degustação de Café.

“O fato de mais de 90 alunos se interessarem pelo curso me surpreendeu. Isso me leva a acreditar que teremos sucessores no campo. Como estamos em uma cidade em que 99% da renda vem do café, fico muito contente por ver nossos meninos e meninas se interessando pela cafeicultura”, destacou.

Mais sindicatos parceiros

A retomada do convênio pelos sindicatos de Caparaó, Itabirito e Matipó, para a gerente regional do Senar Minas em Viçosa, Silvana Novais, irá possibilitar ampliar o número de produtores rurais atendidos pelos cursos e programas do Senar.

“Isso é importante porque, anteriormente, eram entidades cooperadas vizinhas que estavam atendendo os produtores desses locais. Agora os municípios têm quem os represente junto ao Senar e teremos como fornecer eventos para ajudar os produtores”, afirmou.

Abre Campo também deve voltar a ser cooperado ao Senar Minas. A previsão é de que isso ocorra até o fim do mês.

Redação Portal Manhumirim