Portal Manhuamirim

Agronégocios

31/03/2018

Sema apresenta soluções elétricas para a colheita de café

MANHUAÇU (MG) - Uma das maiores preocupações do produtor rural neste período que antecede a colheita de café é com o funcionamento correto das maquinas de processamento de café, os prejuízos podem ser enormes e comprometer a qualidade do café de um lote inteiro.

Preocupada com produtor rural, a Sema Eletrificações e Material Elétrico apresentou no 22º Simpósio Sobre Cafeicultura das Matas de Minas, a solução para estes problemas.

Todo café que vem da lavoura passa por vários processos até ser beneficiado e, para que esses processos não venham prejudicar na qualidade do produto final, temos que ficar atentos e evitar imprevistos e prejuízos.

No estande da Sema Eletrificações e Material Elétrico o produtor rural recebeu dicas e orientações de como evitar a queda de energia durante o funcionamento das maquinas e evitar também surpresa desagradável na conta de energia.

“Neste período que antecede a colheita é quando o produtor tem que aproveitar para fazer a revisão da rede elétrica, nas instalações de secadores e despolpadores de café”, explica

A falta de manutenção ou uso de material incorreto pode acarretar numa sobre carga do sistema resultando num consumo elevado de energia e até mesmo um curto circuito que provocar um incêndio. “A Sema oferece uma linha completa de painéis elétricos, fios e cabos de transmissão, transformadores e assistência especializada pós-venda, nossos parceiros recebem treinamentos e palestras oferecidas pelo fabricante, uma preocupação da Sema em capacitar ainda os profissionais que utilizam nossos produtos”, completa.

EPIs

Outra orientação que o produtor recebeu no estande da Sema foi quanto à importância de fornecer ao trabalhador rural os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual. “O EPI fornecido pelo empregador inclui botina, luva, mangote de pano, óculos, touca árabe ou chapéu. Acessórios variam conforme o serviço. Durante a varrição do cafezal, por causa da poeira, é indicado o uso de máscara; os óculos protegem os olhos de galhos; se a área estiver "suja", com risco de presença de animais peçonhentos, a caneleira é item de segurança. "Os fiscais são criteriosos."

Na Sema Equipamentos de Segurança, o produtor encontra uma linha completa de EPI para todos os momentos de sua lavoura seja durante a safra ou no pós-colheita quando são aplicados os adubos e defensivos.

Para evitar imprevistos e prejuízos durante a colheita, é muito importante fazer uma revisão em toda a infra-estrutura (terreiros, estradas, tulhas) da fazenda e equipamentos (lavadores, secadores, maquinas de beneficiar) usados durante a colheita. Não deixe para a última hora e procure sempre fazer o serviço com um profissional qualificado.

Não deixe que seu café seja prejudicado! Só se consegue preços melhores se houver qualidade e, para ter qualidade, é primordial ter planejamento e organização.