Portal Manhuamirim

Cidades

07/03/2018

Maternidade em Manhumirim será reaberta

Manhumirim (MG) - O deputado federal Dr. Mário Heringer anunciou nesta quarta-feira (28) a destinação de emenda de R$ 1 milhão para reabertura da maternidade da cidade. Em reunião com o prefeito de Manhumirim, Luciano Machado, em Brasília, o parlamentar acertou a indicação da emenda que irá garantir um ano de funcionamento da instituição hospitalar. Enquanto a maternidade estiver em funcionamento para atender as demandas da população de Manhumirim, uma solução definitiva será estudada para a questão.

“Temos trabalhado bastante, eu e o prefeito Luciano e de uma maneira geral o problema de não funcionamento da maternidade fica resolvido enquanto evoluímos para uma solução definitiva. Hoje é o último dia de fazer a emenda, então, estamos no momento certo para assumir esse compromisso com Manhumirim”, afirmou o deputado Mário Heringer.

A maternidade do Hospital Padre Júlio Maria teve seu atendimento suspenso em junho de 2015, por déficit em suas contas. Na ocasião, eram realizados cerca de 60 partos mensalmente e a instituição atendia gestantes de Manhumirim, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Martins Soares, Durandé.

PL Naturalidade

A preocupação do deputado federal Dr. Mário Heringer com cidadãos recém-chegados ao mundo também é alvo de projeto de lei. O Governo Federal mudou a lei de registros públicos para que recém-nascidos possam ser registrados nas cidades onde moram com suas famílias. Essa medida está prevista no Projeto de Lei 4.136/2008, de autoria do deputado federal Mário Heringer, ou seja, a ideia do parlamentar foi incorporada pelo Governo Federal.

Dr. Mário Heringer também apresentou Projeto de Lei para alteração da retroativa regulamentação de registros públicos. Pelo projeto, maiores de 18 anos poderão alterar a naturalidade para a cidade onde moram suas famílias. A medida atende a muitos, uma vez que, segundo estimativas do governo federal, cerca de 40% das cidades brasileiras não dispõem de infraestrutura de maternidade.

Câmeras de Segurança

Além do compromisso para reabertura da maternidade, o parlamentar informou que, a pedido de vereadores de Manhumirim, ele indica uma emenda de R$ 250 mil para instalação de sistema de monitoramento com câmeras para proporcionar mais segurança aos cidadãos. “Com o monitoramento podemos evitar problemas de violência, de furto, de roubo e outras mazelas mais que a gente vê pela sociedade”.

O prefeito de Manhumirim, Luciano Machado, agradeceu o deputado federal pelas boas notícias e ressaltou ser necessário destacar quem está verdadeiramente comprometido com a cidade, devendo ser reconhecido. “Sabemos das dificuldades envolvendo verbas, mas sabemos que o deputado é da cidade e tem um carinho enorme pelo povo de Manhumirim”, disse.

O prefeito informou, ainda, que, logo, participa de reunião com o secretário de Saúde e a direção da maternidade para traçar um cronograma de contratação de médicos. Após traçar um cronograma, o chefe do Executivo de Manhumirim irá informar publicamente a data de reabertura da maternidade.

Redação Portal Manhumirim