Portal Manhuamirim

Geral

21/12/2017

Emoção na 3º Cantata de Natal do presídio de Manhumirim

MANHUMIRIM (MG) - Em sua terceira edição aconteceu no sábado (16/12) a Cantata de Natal do presídio de Manhumirim, Zona da Mata, com o tema “A Mensagem de Natal”.

O evento foi realizado pelo do presídio com apoio da Prefeitura Municipal, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, APAC e a Igreja Presbiteriana que desenvolve com os reeducandos o Projeto Agentes da Esperança.

O diretor-geral do presídio Maciel Carvalho Vieira fez a abertura dando as boas-vindas às autoridades e convidados que lotaram o salão. Prestigiaram a apresentação a Juíza de Direito Dayane Rey da Silva, a presidente da APAC Renata Elisa Portes, o prefeito Luciano Machado, o presidente da Câmara Sérgio Borel, os vereadores Xandinho e Mário Júnior, o pastor da Igreja Presbiteriana Álvaro Correa Neto, o presidente do Consep Luciano Luiz da Silva,o Presidente do Conselho Comunidade de Lajinha, Zaire Laje  secretários municipais, além da equipe do presídio e convidados, mostrando que a sociedade está abraçando a causa da recuperação e reinserção social dos detentos.

O coral e os ensaios

Na apresentação do coral, formado por 24 reeducandos, foram ouvidas vozes masculinas e femininas com momentos de solos. Ao teclado, o músico Dayvison Breder Emerick, da orquestra de Alto Caparaó que participou dos ensaios ao lado da regente e narradora Helcedir da Silva Pinto Flora. A apresentação também contou com a ajuda preciosa de Neuza César de Paula, Roneida Portugal Breder , todas integrantes da Igreja Presbiteriana e Juninho Fontoura, e Elvira  da Casa da Cultura Municipal. Belas canções e belas vozes emocionaram o público presente e, ao final, um dos reeducandos disse que é importante a sociedade conhecê-los mais de perto: “Cometemos erros, mas estamos dispostos a pagar por eles. Somos seres humanos, temos sonhos e vontade de melhorar”.Helcedir contou que eles tiveram ensaios constantes, respeitando as regras de rotina do presídio: “Foi muito trabalho, mas valeu a pena ver a alegria e a dedicação deles”, contou. Renata Elisa da APAC agradeceu a colaboração de todos, lembrou que a sede da APAC está quase pronta. A noite terminou com os agradecimentos do diretor-geral Maciel Vieira e um coquetel oferecido aos reeducandos e às autoridades.