Portal Manhuamirim

Cultura

18/10/2017

XVI Capítulo dos Missionários Sacramentinos acontece em Manhumirim

Manhumirim (MG) - A Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora deu início ao XVI Capítulo Geral, nessa segunda-feira, 16/10. O processo, que se estende até o dia 19/10, vai escolher o novo Conselho Geral da Congregação atualmente presidida por Pe. Aureliano de Moura Lima, SDN.

O período que compreende o momento Capitular é marcado também por avaliação, planejamento, além da escolha da nova diretoria. “Durante esses dias vamos planejar a vida congregacional para os próximos quatro anos, o que temos feito e pretendemos fazer para sermos uma presença missionária efetiva na Igreja. Depois dessa avaliação e planejamento, nós vamos também escolher a equipe que vai coordenar a Congregação para os próximos quatro anos”, explica Pe. Aureliano.

Diferente dos Capítulos anteriores, essa foi a primeira vez que leigos puderam participar de parte do processo, como conta Pe. Aureliano. “Essa iniciativa foi muito interessante e provocada em um retiro que tivemos em julho, com Pe. Dom Vicente de Paula Ferreira, CSsR, a partir daí propus a Congregação que os leigos participassem de algum modo de nosso Capítulo. Claro que eles não têm como participar internamente, pelo menos nós não estamos estruturados ainda para isso, mas para que eles pudessem participar um pouco. Então decidimos convidar alguns representantes das nossas paróquias e comunidades para que pudessem estar na abertura do processo do Capítulo”.

Tribuna do Leste