Portal Manhuamirim

Cultura

13/10/2017

Romeiros demonstraram fé e devoção a Nossa Senhora Aparecida

Lajinha (MG) - Fé e devoção marcaram a caminhada de romeiros que foram para o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Pedra da Baleia, em Lajinha.

Foram grupos, famílias, cavaleiros vindos de vários lugares da região e outros viajantes movidos pela fé.

Na quarta-feira, cavaleiros da região do distrito de Ocidente, em Mutum, percorreram o trecho e pernoitaram no alto da montanha para a primeira missa no santuário de Nossa Senhora de Aparecida.

Durante a noite as romarias a pé saíram de Professor Sperbert (Bananal) e Penha do Coco, distritos de Chalé. Na cidade de Durandé os romeiros de várias cidades percorreram a pé os 28 km da rodovia estadual MG-108 até o santuário.

São muitas histórias e motivações para a caminhada. A tradição reúne também várias gerações da mesma família. Todos têm histórias de graças alcançadas para relatar e o momento é sempre de agradecer.

As missas foram realizadas ao longo do dia visando atender a rotatividade dos visitantes. A comissão que auxiliar na organização e recepção a todos acredita que cerca de 12 mil pessoas estiveram no local nesta quinta-feira.

SANTUÁRIO

A romaria teve início em Lajinha no ano 1978, liderada pelo Padre Augusto Marques de Morais Neto. Na época o proprietário Francisco Miguel Leite construiu a capela e doou o terreno em agradecimento por uma graça. O local se tornou o santuário de peregrinação dos católicos devotos Nossa Senhora Aparecida.

Carlos Henrique Cruz - Com informações de Walter Luiz – Fotos Raphael Apolinário Alvim