Portal Manhuamirim

Política

08/12/2016

Prefeito de Irupi é afastado do cargo pelo TRE-ES

IRUPI (ES) - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) afastou o prefeito de Irupi, Carlos Henrique Storck (PSDB) e o proibiu de acessar as dependências da prefeitura. A mesma sanção foi aplicada ao secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Herivelto Rodrigues de Carvalho. Ambos foram denunciados, no mês passado, pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) por compra de voto e associação criminosa. Storck foi reeleito prefeito da cidade na última eleição.

Dois vereadores e um empresário também foram denunciados pelos mesmos crimes. A Justiça decidiu confiscar os aparelhos celulares dos três por suspeita de intimidarem testemunhas.

As apurações apontaram que a compra de votos se deu “em diferentes oportunidades”. Baseava-se no oferecimento de serviços particulares em propriedades rurais com maquinário da prefeitura ou do empresário.

A Procuradoria narra que o prefeito foi o mentor e beneficiário do esquema e que se juntou aos demais para praticar corrupção eleitoral.

Depoimentos e gravações telefônicas constataram que os equipamentos eram cedidos com a condição de haver apoio eleitoral ao prefeito, em troca. Os moradores beneficiados chegaram a receber recibos falsos para o caso de necessitarem confirmar o pagamento do serviço.

Não é a primeira decisão desfavorável a Storck. Em novembro, ele também foi afastado por decisão da juíza da cidade. Na ocasião, informou que providenciaria “a verdadeira versão dos fatos”. Ontem, ele e representantes da prefeitura foram procurados, mas não foram encontrados.

Fonte: A Gazeta