Portal Manhuamirim

Saúde

13/09/2016

Campanha Hepatite Zero é promovida em Espera Feliz

ESPERA FELIZ (MG) - No último final de semana, aconteceu em Espera Feliz a campanha Hepatite Zero com atendimentos no centro da cidade incentivando o diagnóstico da hepatite C.

A ação teve participação da Secretaria Municipal de Saúde, Clube Arca, Rotary, Lions, Casa da Amizade, APAE, Academia Espaço Fitness, Orquestra Resplandecer de Gramacho (RJ), Igreja Batista Ebenézer e Interact.

Durante a manhã, houve a apresentação de dança e karatê, distribuição de pipoca, pula-pula, pintura em crianças.

Foram realizados aproximadamente 400 testes gratuitos com apenas um teste com suspeita positiva. O paciente foi orientado e encaminhado para tratamento.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais estão entre os maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS. É importante detectar se o paciente está infectado com Hepatite C, porque é uma doença que praticamente não apresenta sintomas no começo e por isso é conhecida como "Assassina Silenciosa".

A doença é causada por um vírus que provoca inflamação no fígado. Estima-se que milhões de pessoas são portadoras desse vírus e depois de algum tempo ele pode apresentar uma cirrose hepática ou um tumor de fígado, que precise de um transplante. Então se a pessoa é diagnosticada no início, consegue fazer um tratamento e evitar complicações mais sérias.

Muitos se contaminam sem saber como, na depilação, ao fazer unhas, tatuagem, também utilizando agulhas, drogas e ainda em relação sexual. Depois de alguns anos que vai ver e já está complicado.

O ideal é prevenir e tomar cuidados no início, pois fica mais fácil o tratamento. Não existe vacina para a hepatite C só para a B.

Redação do Portal Manhumirim - portalmanhumirim@gmail.com - Whatsapp do Portal Manhumirim 33 999 509 609