Portal Manhuamirim

Turismo

19/07/2016

Caminhada da Colheita é realizada em Irupi

IRUPI (ES) - Cerca de 110 caminhantes de todas as idades acompanharam de perto todo o processo do beneficiamento do café e conheceram a gastronomia e as atrações da região durante a 1ª Caminhada da Colheita, realizada pelo Circuito Serras, Águas e Cafezais na região de Irupi.

A Caminhada teve início às 7h, quando o sol ainda nem havia nascido, mas os participantes já estavam ansiosos para praticarem a “panha” do café. O engenheiro agrônomo e chefe do Incaper de Iúna, Matheus Fonseca, explicou aos participantes as técnicas da colheita.

Por volta das 9h30, os caminhantes foram recepcionados na propriedade Recanto do Queijo com um café da manhã típico da roça: broa de melado, biscoito de polvilho, frutas, queijo e o tradicional café preto.

Durante o percurso, os participantes conheceram também o funcionamento de um secador de café e despolpador em grande escala e também puderam mexer o café no terreiro, seguindo o modo tradicional de beneficiamento do grão.

Após passar pelas propriedades cafeeiras, a Caminhada seguiu por mais 4 km até a comunidade do Burro Frouxo, acompanhados por carros de boi, mula com cargueiro e carro de apoio, até o empreendimento Recanto Rancho do Dodi, ponto final do percurso, onde foi oferecido um almoço especial, com diversas atrações culturais (sanfona e viola, quadrilha e forró), e uma mesa de provas de cafés de qualidade.

O Circuito Serras, Águas e Cafezais, com apoio das Prefeituras de Irupi e Iúna e do Incaper, organizou mais este evento para promover o desenvolvimento do turismo rural e aproximar os participantes da cultura do café e das tradições e das técnicas utilizadas na produção deste importante produto do Caparaó Capixaba.

Acesse: https://www.facebook.com/circuitoserrasaguasecafezais