Portal Manhuamirim

Educação

11/07/2016

Formatura do Proerd em Durandé

DURANDÉ (MG) - Na quinta-feira, 07/07, ocorreu mais uma formatura dos alunos atendidos pelo Programa Educacional de Resistência às drogas - PROERD - de Durandé, referente ao 1º semestre de 2016, evento organizado pelo comando do destacamento da Polícia Militar de Durandé em parceria com as Escolas Estaduais e Municipais da cidade.

Participaram do Programa a Escola Municipal Gidiel Câmara e a Escola Estadual Quinca Franco de Durandé.

Formaram-se 29 crianças, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (antiga 4ª série), que tiveram dez aulas no período Março a Julho, ministradas pelo Instrutor do Proerd Cabo José Arzúrio Vieira da Silva.

A solenidade de formatura ocorreu no Salão da Escola Municipal Gidiel com a participação de pais, professores e autoridades do município.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas é uma iniciativa da polícia militar de Minas Gerais, com base no projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistence Educacion), implantado em Los Angeles, estados unidos, em 1983, presente atualmente em mais de 56 países.

As aulas são ministradas por policiais militares fardados que, auxiliados por uma cartilha especial, ensinam as crianças como reforçar a autoestima, lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania.

Os valores éticos, morais e sociais trabalhados durante o curso, em conjunto – família, escola e polícia militar, propiciam aos alunos melhores condições para dizerem não às drogas e à violência.

CONCURSO DE REDAÇÃO

Durante o curso foi realizado um concurso de redação, com o tema “Proerd, Ensinando você a Viver Feliz sem Drogas”, sendo premiada a melhor redação de cada escola. Os alunos as melhores redações foram premiados com um Tablete, sendo um aluno por escola.

Para realização do concurso foi realizada uma parceria com Agência do Sicoob Credicaf e com Câmara Municipal de Durandé que realizaram a doação dos Tabletes que foram entregues aos alunos vencedores do concurso da redação.

 “O PROERD foi um sucesso e só foi possível graças ao envolvimento de todos, Direção das Escolas, professores, alunos, pais e ainda parceria com o Sicoob Credicaf de Durandé e com Câmara Municipal, e da Secretária Municipal de Educação. Esperamos que no próximo ano possamos continuar realizando este trabalho preventivo junto as escolas do Município atendendo um maior número de alunos” disse o Cabo Arzúrio.

Carlos Henrique Cruz - portalmanhumirim@gmail.com