Portal Manhuamirim

Cidades

17/06/2016

Alto Jequitibá e mais seis cidades ganham ônibus escolar

BELO HORIZONTE (MG) - Alto Jequitibá, Abre Campo, Santa Margarida, Mutum, Ipanema, Caratinga e Taparuba receberam micro-ônibus para o transporte escolar durante cerimônia presidida pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, nesta terça-feira (14/6), na Cidade Administrativa.

Ao todo, 201 veículos foram entregues a prefeituras de 179 municípios mineiros. O objetivo é garantir maior qualidade, conforto e segurança no transporte dos estudantes residentes em zonas rurais. Até o fim do mês, outros 199 veículos também deverão ser entregues

Pimentel destacou a relevância da concessão de equipamentos de transporte, como aconteceu nesta terça-feira para a educação. “Às vezes, escuto críticas dizendo que entregar veículos e ambulâncias não resolve o problema. É um erro pensar assim. Resolve e resolve muito bem, porque Minas Gerais tem 853 municípios, mais da metade deles têm menos de 10 mil habitantes. Sabemos que municípios menores não tem condição de suportar o custeio de um equipamento de saúde e até de um equipamento educacional de maior porte. Assim, é preciso ter transporte para levar o usuário, o paciente ou o estudante para outra cidade próxima”, justificou o governador.

Segundo Pimentel, a extensão territorial de municípios mineiros dificulta ainda mais o acesso dos alunos à escola. “As distâncias internas são muito grandes. Então, se você não tem um micro-ônibus para levar o aluno, não consegue prestar o serviço educacional. Se você não tiver ambulância, não consegue prestar o serviço de saúde. Então a logística é fundamental em Minas para administrar bem o Estado e o município. Por isso estamos cuidando para melhorar os recursos logísticos do Estado”, afirmou.

A melhoria do transporte escolar nos municípios é uma das demandas apresentadas pela população durante a realização dos Fóruns Regionais de Governo em cada um dos 17 Territórios de Desenvolvimento. A entrega desses veículos também faz parte do esforço do Governo de Minas Gerais e da Secretaria de Estado de Educação em garantir uma educação que reduza as desigualdades regionais e sociais. Cada micro-ônibus pode transportar até 29 passageiros assentados.

Das cidades da região contempladas, Ipanema e Caratinga receberam dois veículos cada.

CONQUISTA

Representando os prefeitos, Júlio Fontoura, de Ipanema, no Território Caparaó, disse ser o recebimento do micro-ônibus um avanço para os municípios. “Voltamos às nossas cidades com mais uma meta alcançada. Agradecemos o apoio do governador, historicamente reconhecido por seus altos índices de investimento na educação. Ações como essa realmente fazem a diferença. Sabemos do esforço e do grande trabalho feito pelo governador Pimentel em prol de Minas e dos mineiros”, afirmou.

A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, explicou alguns dos critérios usados para definir as primeiras 179 prefeituras contempladas na entrega desta terça-feira. “Uma questão é o número de estudantes que precisam do atendimento do transporte escolar. O outro critério é a extensão territorial desses municípios. A gente tem municípios, às vezes, que precisam fazer esse deslocamento em grandes distâncias. Então precisam de mais de um veículo, às vezes tem uma frota, mas ela está muito incompatível, antiga”, explicou.

Também participaram do evento secretários de Estado, deputados federais e estaduais, prefeitos, superintendentes regionais de ensino e empresários, entre outras lideranças.

Agência Minas